Criando um Pendrive de boot do Ubuntu no UbuntuNesta matéria, vamos explicar passo a passo como criar no próprio Ubuntu um pendrive de boot com o Ubuntu 12.04, para que você possa instalar em outra máquina ou reinstalar a última versão do Ubuntu em seu computador.

Caso queira criar o pendrive de boot do Ubuntu no Windows, acesse nossa matéria Criando um pendrive de instalação do Ubuntu no Windows.

     Para criar o pendrive de instalação no Ubuntu, primeiramente, baixe a imagem ISO da última versão, clicando em uma das opções da caixa abaixo. Caso você possua um CD do Ubuntu, não será necessário baixar a imagem, apenas coloque o CD no drive antes de seguir para o próximo passo.

Não deixe também de baixar a última versão da distribuição Linux:
- Ubuntu 12.04.1 LTS (Precise Pangolin) 32 bits (mais comum, recomendado)
- Ubuntu 12.04.1 LTS (Precise Pangolin) 64 bits (escolha se tiver certeza que seu computador é de 64 bits)

     Após baixar a imagem ou colocar o CD do Ubuntu no drive, insira seu pendrive e abra o programa Criador de Discos de Inicialização, buscando por "Criador de", conforme imagem abaixo:

Criar pendrive bootavel no Ubuntu

     Quando o Criador de Discos de Inicialização abrir, caso você tenha inserido o CD do Ubuntu no drive, ele listará o CD no campo Imagem de disco (.iso) ou CD de origem. Caso não tenha o CD do Ubuntu, você então escolherá a imagem ISO previamente baixada, clicando no botão Outro... 

Criando pendrive de instalação do Ubuntu

     Na segunda caixa de listagem (Disco a ser usado), aparecerá o seu Pendrive. Cuidado ao ter diversos itens inseridos nas portas USB de seu computador, como outros pendrives e HDs externos, pois todos serão listados nesta caixa. Selecione o pendrive correto e clique no botão Apagar Disco. Quando o processo de formatação ocorrer, o botão Criar disco de inicialização ficará habilitado, então clique nele para iniciar o processo de criação.

Pendrive de boot no Ubuntu

      Ao final do processo de criação do pendrive "bootável" com Ubuntu, uma mensagem avisando aparecerá. A partir daí, basta reiniciar seu computador mantendo o pendrive na porta USB para iniciar a instalação, reinstalação ou testes.

     Caso o procedimento acima não funcione, selecione a opção de boot por USB, que na maioria dos computadores, notebooks e netbooks, pode ser feita pressionando uma determinada tecla alguns poucos segundos após ligar o equipamento. Abaixo, veremos como exemplo, algumas telas de início e suas respectivas indicações de tecla.

Instalando o Ubuntu via Pendrive na USB ou Instalação do Ubuntu 12.04 através de um pendrive USB

     Ao pressionar a tecla para opções de boot, um menu de opções aparecerá (que dependendo do seu computador podem variar ainda para F2, F3, F4, F6, F7, F9 e F10 - portanto preste atenção no menu de seu computador). Use as teclas direcionais para elevar o item correspondente a seu pendrive para a primeira linha, conforme exemplo:

Instalando o Ubuntu 12.04 via Pendrive na USB: Ordem de Boot

Quando o menu Ubuntu do pendrive aparecer, selecione a opção Install Ubuntu on a Hard Disk e pressione a tecla ENTER.

Menu inicial do Ubuntu 12.04 via Pendrive 

     Após selecionar a opção acima, a instalação do Ubuntu 12.04 começará. Recomendamos a leitura do tutorial INSTALAÇÃO DO UBUNTU 12.04 COM O WINDOWS 7 INSTALADO.

Related Post

  • Instalação do Ubuntu 11.10 com Windows

    08/02/2012 22h00

    Instalação do Ubuntu 11.10 com WindowsNesta nossa primeira matéria, vamos desvendar os segredos da instalação do Ubuntu 11.10 em uma máquina com o Windows instalado.

    Instalação do Ubuntu 12.04.1 em PC sem Sistema Operacional

    01/09/2012 21h00

    Instalação Única do Ubuntu 12.04.1Iremos explicar como você deverá proceder para instalar o Ubuntu 12.04.1 em um computador sem sistema operacional (instalação única do Ubuntu). Você irá precisar de um CD/DVD ou pendrive de instalação do Ubuntu 12.04.1 que tenha a função de boot (inicialização) e um PC com as configurações necessárias.

    Alterando a ordem de Boot do Ubuntu 11.04 x Windows

    31/01/2012 22h00

    Ordem de Boot Windows 7 e Ubuntu 11.04Nesta dica, ensinaremos como mudar a ordem de inicialização dos sistemas operacionais instalados em seu computador, deixando o Windows em primeira opção do boot e o Ubuntu 11.04 em segunda, tudo isso em 5 passos super fáceis de seguir.

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2017 - Mundo Ubuntu. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.