Alterando a ordem de Boot do Ubuntu 11.04 x Windows

Escrito por Henrique em .

Ordem de Boot Windows 7 e Ubuntu 11.04Nesta dica, ensinaremos como mudar a ordem de inicialização dos sistemas operacionais instalados em seu computador, deixando o Windows em primeira opção do boot e o Ubuntu 11.04 em segunda, tudo isso em 5 passos super fáceis de seguir.

Para versões anteriores do Ubuntu, a opção de alteração da ordem dos sistemas operacionais era muito mais simples. Porém, a partir da versão 10.04 (lançado em abril de 2010), o arquivo /boot/grub/menu.lst deixou de existir, dando lugar ao /boot/grub/grub.conf, mas NÃO EDITE ESTE ARQUIVO

Vi em diversos sites, dicas para alteração da ordem do boot Windows x Ubuntu, onde estas indicavam a alteração do arquivo acima. Porém, ao abrir o arquivo, você se depara com um aviso em letras maiúsculas pedindo para não alterar o arquivo. Então, o que podemos fazer?


Pesquisando muito, conseguimos encontrar uma solução satisfatória, siga os passos:

1. Abra o Terminal (Interpretador de Comandos). Para isso, clique no botão com o logo do Ubuntu do lado esquerdo superior da sua área de trabalho. Na caixa de texto de pesquisa, digite terminal. Na lista de aplicativos que surgirá logo abaixo, clique em Terminal.

 

2. Abra o gerenciador de arquivos como root (Administrador). Para isso, digite o comando sudo nautilus e pressione Enter. Será solicitada a sua senha (aquela criada no momento da instalação). Basta digitá-la e pressionar Enter.

 

3. Acesse a pasta correta. Neste momento, o Nautilus está aberto em modo root. Pressione as teclas Ctrl e L (Ctrl + L) para mostrar a caixa de Localização. Nesta caixa, digite /etc/grub.d e pressione Enter. Você verá os arquivos que correspondem à inicialização dos sistemas operacionais, conforme imagem abaixo: 

 

4. Altere o nome do arquivo correto.

Antes de mais nada, lembre-se: A maioria dos arquivos desta pasta não podem ser alterados/removidos.

Portanto, somente renomeie o arquivo 30_os-prober para 09_os-prober. Assim, o os-prober, que representa a instalação Windows, ficará antes do 10_linux. Para alterar o nome, simplesmente clique sobre o arquivo correto e pressione a tecla F2, alterando o nome e em seguida pressione Enter ou clique em uma área em branco da tela. A ordem dos arquivos deve ficar como a da imagem abaixo:

 

5. Aplique as mudanças. Depois de renomear o arquivo, você poderá fechar o gerenciador de arquivos e voltará a ver o Terminal. Para que o Ubuntu 11.04 entenda as mudanças no grub (gerenciador de boot), você deverá executar o seguinte comando no terminal ainda aberto: sudo update-grub, como na imagem abaixo:

Depois disso realizado, basta reiniciar o computador para conferir as mudanças!


Gostou deste artigo? Então compartilhe nas redes sociais abaixo: