Antivírus Avast!Neste artigo você irá acompanhar a instalação de um dos mais famosos antivírus da atualidade, o Avast! Linux Home Edition. Com o Avast! o seu computador estará livre de vírus, worms, trojans e quaisquer outros malwares (códigos maliciosos) oriundos da internet.

Você já deve ter lido em vários artigos que sistemas operacionais baseados em Linux estão livres de pragas virtuais, não é mesmo? É verdade, mas proteção dos seus dados pessoais nunca é demais. Hoje em dia sabemos que os usuários do Ubuntu e várias outras distribuições Linux, estão crescendo cada vez mais. Fato que pode fazer com que apareça algum código malicioso também no Linux, com o intuito de bisbilhotar alguma informação importante que realizamos no nosso cotidiano, como por exemplo, a utilização de cartões de crédito pela web. Para quem tem apenas o Ubuntu instalado no computador (único sistema operacional), acreditamos que as possibilidades de códigos maliciosos escondidos no sistema sejam praticamente nulas, pois a empresa Canonical e seus desenvolvedores estão constantemente investindo e aprimorando cada vez mais o Ubuntu.

Agora, se você possui o Windows e também o Ubuntu no mesmo computador (o famoso dual boot) é altamente aconselhável a utilização de um antivírus também no Ubuntu. Lembre-se, você estará compartilhando arquivos do Windows mesmo estando no Ubuntu e com uma proteção a mais, você estará interceptando algum vírus que o antivírus instalado no Windows não foi capaz de detectar. Não podemos nos esquecer também dos usuários que possuem Servidores Ubuntu e que necessitam fazer uma varredura nos Terminais Windows.

A instalação do antivírus Avast! Linux Home Edition é muito simples, acompanhe abaixo as explicações:

1)- Acesse o site: http://www.avast.com/pt-br/linux-home-edition;

2)- Dê um clique no botão DOWNLOAD (botão azul);

3)- Escolha a segunda opção: avast! Linux Edition (DEB package). Você irá baixar o aquivo avast4workstation_1.3.0-2_i386.deb, geralmente na pasta Downloads. Enquanto baixa, aproveite e clique em "registration form" para preencher o Formulário de Registração e receber gratuitamente a sua Chave de Licença por e-mail. Veja a imagem abaixo:

Download e Registro Avast!

4)- Acesse o arquivo baixado e dê dois cliques sobre o mesmo para iniciar a instalação;

5)- Irá abrir a Central de programas do ubuntu, então clique no botão Instalar.

Atenção: O pacote de instalação será classificado pela Central como sendo de má qualidade, mas não se preocupe. O aviso é devido ao controle de tamanho do arquivo, portanto clique no botão Ignorar e instalar.

Para executá-lo, digite avast na caixa de busca do Painel inicial e dê um clique no seu ícone. Veja a imagem abaixo:

Avast! 

Logo na primeira execução do programa, ele irá apresentar uma mensagem de Atualização disponível, clique no botão Sim. Veja a imagem abaixo:

Avast! 

Atenção: Muitos usuários nos relataram que após a atualização do Banco de dados de vírus, o Avast! começou a apresentar a seguinte mensagem de erro: "An error occurred in avast! engine: Argumento inválido" e passou a não mais executar.

Depois de algumas pesquisas sobre o erro, encontramos a solução no próprio Fórum do Avast! Antivírus! Siga os passos abaixo para resolver o problema:

1)- Pressione as teclas "Alt + F2" para abrir o "Executar um comando";

2)- Digite "gksu gedit" e pressione a tecla "Enter" para abrir o editor de textos (será necessário você digitar a senha);

3)- Clique na pasta "Abrir" (Abre um arquivo);

4)- Na janela "Abrir arquivos", dê um clique em "Sistema de arquivos" (parte esquerda em Locais);

5)- Do lado direito abra a pasta "etc", dando um duplo clique;

6)- Procure o arquivo "sysctl.conf", selecione ele e clique no botão "Abrir";

7)- O arquivo "sysctl.conf" apresenta várias linhas de comandos comentadas com o sinal de cerquilha (#), portanto esses comandos são reconhecidos como textos e não são executados. Na última linha, você deverá digitar o seguinte comando (sem o sinal de cerquilha, é claro): kernel.shmmax=128000000;

8)- Clique em "Salvar" e feche o editor de textos. Se aparecer um aviso para "Salvar as alterações para o documento antes de fechar?", clique no botão "Fechar sem salvar", pois você já o salvou.

Reinicie o computador e pronto! Agora você tem o Avast! Antivírus funcionando perfeitamente no seu Sistema Operacional Ubuntu 12.04!

Se você não estiver seguro para fazer manualmente os passos da solução acima descritos, clique no link abaixo para baixar o arquivo compactado "solucao_avast.tar.gz":

http://www.mundoubuntu.com.br/images/solucao_avast/solucao_avast.tar.gz 

Agora siga as instruções abaixo:

1)- Por padrão, o arquivo será baixado na pasta "Downloads". Abra a pasta, dê um clique com o botão direito do mouse no arquivo "solucao_avast.tar.gz" e, no menu de contexto, clique em "Extrair aqui";

Solução Avast!

2)- Será extraído o arquivo "solucao_avast.sh";

Solução Avast!

3)- Agora dê dois cliques no arquivo "solucao_avast.sh" e um clique no botão "Executar";

Solução Avast!

4)- Na janela de "Informações", clique no botão "OK" para realizar as alterações em seu computador;

Solução Avast! 

5)- Digite a sua senha para executar tarefas administrativas. Na janela "Solução Mundo Ubuntu", clique no botão "Sim" para reiniciar o computador.

Solução Avast!

Pronto! Agora o seu Avast! Antivírus estará funcionando e realizando as atualizações das definições de vírus!


Galeria de Imagens

Avast!  Avast!  Avast!  Avast! 

Related Post

  • Instalação do Ubuntu 11.10 com Windows

    08/02/2012 22h00

    Instalação do Ubuntu 11.10 com WindowsNesta nossa primeira matéria, vamos desvendar os segredos da instalação do Ubuntu 11.10 em uma máquina com o Windows instalado.

    Instalação do Ubuntu 12.04.1 em PC sem Sistema Operacional

    01/09/2012 21h00

    Instalação Única do Ubuntu 12.04.1Iremos explicar como você deverá proceder para instalar o Ubuntu 12.04.1 em um computador sem sistema operacional (instalação única do Ubuntu). Você irá precisar de um CD/DVD ou pendrive de instalação do Ubuntu 12.04.1 que tenha a função de boot (inicialização) e um PC com as configurações necessárias.

    Alterando a ordem de Boot do Ubuntu 11.04 x Windows

    31/01/2012 22h00

    Ordem de Boot Windows 7 e Ubuntu 11.04Nesta dica, ensinaremos como mudar a ordem de inicialização dos sistemas operacionais instalados em seu computador, deixando o Windows em primeira opção do boot e o Ubuntu 11.04 em segunda, tudo isso em 5 passos super fáceis de seguir.

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2017 - Mundo Ubuntu. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.