Antivírus ClamTkClamTk serve como uma interface gráfica (GUI) do tão conhecido antivírus ClamAV, tornando-o assim, uma ferramenta de remoção de vírus muito mais intuitiva e de fácil utilização, ou seja, você não precisará digitar códigos pela Linha de Comando (Terminal) para realizar os escaneamentos e nem para a atualização das definições de vírus.

Você deve estar se perguntando: "mas como o Ubuntu pega vírus, se ele é baseado em Linux?". E você tem toda a razão neste questionamento, pois a gente sempre lê em artigos que o Linux é um sistema livre de vírus. Há uma grande controvérsia sobre a verdadeira necessidade de se utilizar um antivírus nos sistemas operacionais baseados em Linux.

Como sabemos, o sistema operacional Windows (um sistema proprietário, protegido por patente e de código fechado) é constantemente atacado por centenas (a até milhares) de vírus de todos os tipos e se você o tem instalado juntamente com o Ubuntu, é altamente aconselhável você ter um antivírus também no Ubuntu, pois nas constantes trocas de arquivos entre um sistema e o outro, será possível a interceptação (durante o escaneamento) de algum código malicioso escondido em algum arquivo (em um pendrive ou na própria partição). Portanto, mesmo que algum vírus não seja identificado por um antivírus instalado no Windows, ficará mais difícil ele não ser identificado por um antivírus instalado no Ubuntu, não é mesmo?

Uma informação também muito importante seria o fato de você ter somente o Ubuntu como seu único sistema operacional, pois sendo assim, você estaria livre de vírus e códigos maliciosos oriundos do sistema Windows. Mas o que notamos é um grande número de usuários do Ubuntu que acabam instalando o Wine e executando vários aplicativos Windows, muito deles crackeados e recheados de vírus. Estes vírus não atacam os arquivos do Ubuntu, mas você pode acabar passando vírus para outras pessoas ao compartilhar arquivos e programas infectados da partição Windows. Não podemos esquecer de mencionar a importância de se instalar antivírus em Servidores Ubuntu, para que os mesmos verifiquem a presença de vírus (e todos os tipos de códigos maliciosos) nas Estações Windows.

Veja abaixo, algumas telas do antivírus ClamTk: (para ampliá-las, dê um clique sobre as mesmas)

ClamTk ClamTk 

ClamTk ClamTk 

 ClamTk 

Perceba, na imagem acima, que em Preferências e guia Lista Branca você poderá definir os Locais (Diretórios) para o escaneamento, bastando para isso dar um clique no botão Adicionar. Veja que selecionamos um pendrive de 2 GB para a verificação.

Caso você esteja no Ubuntu 11.04 ou superior, clique aqui para iniciar a instalação pela Central de programas do Ubuntu automaticamente, ou então procure por ClamTk na Central de Programas do Ubuntu.

Assim que você acabar de instalar e executar o ClamTk, irá notar que será necessário fazer a atualização do mesmo, pois o programa mostrará um X na Versão da interface e outro X nas Definições do Antivírus (que estará como Desatualizado). Veja que na nossa primeira imagem o nosso antivírus está completamente atualizado com as mais recentes definições de vírus do mês de julho de 2012, assim como a versão da interface.

Para atualizar manualmente o antivírus ClamTk, baixe o arquivo clamtk_4.41-1_all.deb (retângulo verde) do site: http://sourceforge.net/projects/clamtk. Provavelmente você encontrará o arquivo baixado na pasta Downloads (padrão do navegador Mozilla Firefox), bastando apenas você dar dois cliques no mesmo para iniciar a instalação da atualização do ClamTk pela Central de programas do Ubuntu.

O ClamTk é um antivírus leve, rápido na varredura de vírus e que não consome recursos de memória e nem de processamento, pois ele só entra em ação quando você o executa. Para executá-lo, procure o seu ícone no Lançador ou digite clamtk na caixa de busca do Painel inicial e dê um clique no seu ícone. Veja a imagem abaixo:

Painel Inicial

Related Post

  • Instalação do Ubuntu 11.10 com Windows

    08/02/2012 22h00

    Instalação do Ubuntu 11.10 com WindowsNesta nossa primeira matéria, vamos desvendar os segredos da instalação do Ubuntu 11.10 em uma máquina com o Windows instalado.

    Instalação do Ubuntu 12.04.1 em PC sem Sistema Operacional

    01/09/2012 21h00

    Instalação Única do Ubuntu 12.04.1Iremos explicar como você deverá proceder para instalar o Ubuntu 12.04.1 em um computador sem sistema operacional (instalação única do Ubuntu). Você irá precisar de um CD/DVD ou pendrive de instalação do Ubuntu 12.04.1 que tenha a função de boot (inicialização) e um PC com as configurações necessárias.

    Alterando a ordem de Boot do Ubuntu 11.04 x Windows

    31/01/2012 22h00

    Ordem de Boot Windows 7 e Ubuntu 11.04Nesta dica, ensinaremos como mudar a ordem de inicialização dos sistemas operacionais instalados em seu computador, deixando o Windows em primeira opção do boot e o Ubuntu 11.04 em segunda, tudo isso em 5 passos super fáceis de seguir.

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2017 - Mundo Ubuntu. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.