Neste tutorial mostraremos a você como instalar, configurar e utilizar o antivírus ClamTk no Ubuntu 14.04 sem complicações. Não deixe de conferir quatro motivos, apontados pela nossa equipe, para que você tenha um antivírus instalado no Ubuntu.

O ClamTk serve como uma interface gráfica (GUI) do tão conhecido antivírus ClamAV, tornando-o assim, uma ferramenta de remoção de vírus muito mais intuitiva e de fácil utilização, ou seja, você não precisará digitar códigos pela Linha de Comando (Terminal) para realizar os escaneamentos e nem para a atualização das definições de vírus.

Você deve estar se perguntando: "mas como o Ubuntu pega vírus, se ele é baseado em Linux?". Realmente, sempre lemos em artigos que o Linux é um sistema livre de vírus. Há uma grande controvérsia sobre a verdadeira necessidade de se utilizar um antivírus nos sistemas operacionais baseados em Linux.

Você vai necessitar de um antivírus instalado no Ubuntu se:

  1. possuir o Windows e Ubuntu instalados no mesmo computador e que realize trocas de arquivos entre eles;
  2. possuir um computador apenas com o Ubuntu, mas que precise executar aplicativos do Windows através do Wine/PlayOnLinux;
  3. estiver em um ambiente corporativo (diversos computadores ligados em rede) e que verifique vários arquivos com outras máquinas que rodam Windows;
  4. utilizar dispositivos de armazenamento externo (pendrives, cartões de memória e HDs externos), que foram utilizados em computadores com Windows.

Para instalar o ClamTk, siga os passos abaixo:

1. Abra a Central de Programas do Ubuntu, clicando no ícone correspondente localizado na barra lateral. Busque por "clamtk" e clique no botão Instalar, como mostra a imagem abaixo:

ClamTk no Ubuntu 14.04

2. Informe sua senha para prosseguir com a instalação

ClamTk no Ubuntu 14.04

Abrindo o ClamTk no Ubuntu 14.043. Abra o ClamTk clicando no ícone correspondente na barra lateral, como mostra a imagem ao lado.

Ao abrir, note que o ClamTk lista alguns itens que devemos prestar atenção:

  • Versão da Interface: Para nosso tutorial, instalamos a versão estável 4.45, mas já existe a versão 5.x em testes e, por isso, está sinalizada com um X. Quando a versão 5.x for estável, será atualizada automaticamente.
  • Definições do Antivírus: Inicialmente aparecerá como "Desatualizado". Fique tranquilo, pois as definições serão atualizadas automaticamente.
  • Motor do Antivírus: Já estará sinalizado como atualizado, como na imagem abaixo:

 Interface do ClamTk no Ubuntu 14.04

O ClamTk é um antivírus leve, rápido na varredura de vírus e que não consome recursos de memória e nem de processamento, pois ele só entra em ação quando você o executa.

4. Faça uma varredura em busca de vírus. Para isso, basta mover o mouse para a barra superior do Ubuntu (aquela que apresenta o relógio) e acesse o menu Escanear -> Verificação Recursiva, escolhendo o caminho desejado.

Varredura de Vírus no Ubuntu 14.04

Em nossos testes, em apenas alguns minutos, identificamos alguns códigos maliciosos (trojans e adwares) na partição Windows, comprovando a importância de um antivírus no Ubuntu em uma máquina em dual boot com o Windows. Veja o resultado de nosso teste na imagem abaixo:

Resultado da varredura de vírus no Ubuntu 14.04

Related Post

  • Instalação do Ubuntu 11.10 com Windows

    08/02/2012 22h00

    Instalação do Ubuntu 11.10 com WindowsNesta nossa primeira matéria, vamos desvendar os segredos da instalação do Ubuntu 11.10 em uma máquina com o Windows instalado.

    Instalação do Ubuntu 12.04.1 em PC sem Sistema Operacional

    01/09/2012 21h00

    Instalação Única do Ubuntu 12.04.1Iremos explicar como você deverá proceder para instalar o Ubuntu 12.04.1 em um computador sem sistema operacional (instalação única do Ubuntu). Você irá precisar de um CD/DVD ou pendrive de instalação do Ubuntu 12.04.1 que tenha a função de boot (inicialização) e um PC com as configurações necessárias.

    Alterando a ordem de Boot do Ubuntu 11.04 x Windows

    31/01/2012 22h00

    Ordem de Boot Windows 7 e Ubuntu 11.04Nesta dica, ensinaremos como mudar a ordem de inicialização dos sistemas operacionais instalados em seu computador, deixando o Windows em primeira opção do boot e o Ubuntu 11.04 em segunda, tudo isso em 5 passos super fáceis de seguir.

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2017 - Mundo Ubuntu. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.