Neste artigo, vamos descrever para você um pouco sobre o que vem a ser o Ubuntu, este incrível Sistema Operacional totalmente gratuito e que preza pela seguinte filosofia (Filosofia Ubuntu): que software deve ser disponibilizado gratuitamente, que ferramentas de software devam ser usáveis pelas pessoas em suas línguas locais e apesar de qualquer deficiência, e que as pessoas devem ter a liberdade de personalizar e alterar o software de qualquer maneira que os atenda.

O Ubuntu foi desenvolvido em 2004 pela empresa Canonical, fundada pelo sul-africano Mark Shuttleworth, baseado na distribuição Debian (outra distro Linux muito conhecida também). Como o núcleo Linux (desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds) apresenta o seu código fonte sob a licença GPL (General Public License - Licença Pública Geral), a Canonical criou a sua própria distribuição de sistema operacional Linux, O Ubuntu (software livre - permitindo a sua cópia, o seu estudo e a sua redistribuição gratuitamente!).

Um Sistema Operacional é formado por um conjunto de programas que realizam o gerenciamento do hardware, permitindo a utilização do computador pelo usuário (sem ele não conseguimos fazer nada no computador). Portanto, um sistema operacional tem que ser rápido, seguro, de fácil utilização, estável, em constantes aprimoramentos e, de preferência, totalmente gratuito! O Ubuntu apresenta todas essas qualidades! Não é a toa que em suas 16 edições desde da primeira 4.10 em 2004, vem fazendo cada vez mais sucesso entre seus milhões de usuários pelo mundo.

Para tornar mais rápida a popularidade do Ubuntu a Canonical distribuía gratuitamente CDs da sua distro, essa distribuição gratuita de CDs ajudava muita gente que ainda não tinha conexão de banda larga com a internet, mas infelizmente ela parou de distribuir. Mas isso não atrapalhou em nada o crescimento do Ubuntu, pois hoje em dia a grande maioria das pessoas contam com acesso rápido à internet, fazendo com que o download do mesmo acabe em questão de alguns minutos! O Ubuntu foi desenvolvido para ser totalmente livre e compartilhado entre as pessoas. Surgiu para reforçar a importância de existir um Sistema Operacional que consiga atender aos usuários mais exigentes, sem que os mesmos paguem por isso.

Assista ao vídeo abaixo, produzido pela equipe de desenvolvimento da empresa Canonical, e saiba um pouco mais o que vem a ser o Sistema Operacional Ubuntu:

">

Related Post

  • Instalação do Ubuntu 11.10 com Windows

    08/02/2012 22h00

    Instalação do Ubuntu 11.10 com WindowsNesta nossa primeira matéria, vamos desvendar os segredos da instalação do Ubuntu 11.10 em uma máquina com o Windows instalado.

    Instalação do Ubuntu 12.04.1 em PC sem Sistema Operacional

    01/09/2012 21h00

    Instalação Única do Ubuntu 12.04.1Iremos explicar como você deverá proceder para instalar o Ubuntu 12.04.1 em um computador sem sistema operacional (instalação única do Ubuntu). Você irá precisar de um CD/DVD ou pendrive de instalação do Ubuntu 12.04.1 que tenha a função de boot (inicialização) e um PC com as configurações necessárias.

    Alterando a ordem de Boot do Ubuntu 11.04 x Windows

    31/01/2012 22h00

    Ordem de Boot Windows 7 e Ubuntu 11.04Nesta dica, ensinaremos como mudar a ordem de inicialização dos sistemas operacionais instalados em seu computador, deixando o Windows em primeira opção do boot e o Ubuntu 11.04 em segunda, tudo isso em 5 passos super fáceis de seguir.

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2017 - Mundo Ubuntu. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.