índiceUtilize os comandos halt, reboot e shutdown para respectivamente desligar, reiniciar e desligar/reiniciar o computador e, se preferir, até agendar um tempo para o desligamento.

É muito importante sabermos os principais Comandos do Ubuntu, pois pode acontecer do sistema iniciar mostrando apenas o terminal (modo texto) e não a interface gráfica. Portanto, para evitarmos desligar o computador bruscamente causando danos ao disco rígido, aos programas e arquivos, utilizamos os seguintes comandos abaixo:

1)- O comando halt informa ao sistema para desligar o computador;

sudo halt

2)- O comando reboot reinicia imediatamente o computador;

sudo reboot

3)- O comando shutdown é utilizado para desligar ou reiniciar o computador. Você poderá também definir um tempo para o desligamento.

  • Para desligar o computador imediatamente:
sudo shutdown -h now
  • Para reiniciar o computador imediatamente:
sudo shutdown -r now
  •  Para agendar um desligamento, utilize a sintaxe shutdown -r +tempo:

sudo shutdown -h +20

Observação: o resultado do comando acima será um desligamento daqui a 20 minutos.

Related Post

  • Instalação do Ubuntu 11.10 com Windows

    08/02/2012 22h00

    Instalação do Ubuntu 11.10 com WindowsNesta nossa primeira matéria, vamos desvendar os segredos da instalação do Ubuntu 11.10 em uma máquina com o Windows instalado.

    Instalação do Ubuntu 12.04.1 em PC sem Sistema Operacional

    01/09/2012 21h00

    Instalação Única do Ubuntu 12.04.1Iremos explicar como você deverá proceder para instalar o Ubuntu 12.04.1 em um computador sem sistema operacional (instalação única do Ubuntu). Você irá precisar de um CD/DVD ou pendrive de instalação do Ubuntu 12.04.1 que tenha a função de boot (inicialização) e um PC com as configurações necessárias.

    Alterando a ordem de Boot do Ubuntu 11.04 x Windows

    31/01/2012 22h00

    Ordem de Boot Windows 7 e Ubuntu 11.04Nesta dica, ensinaremos como mudar a ordem de inicialização dos sistemas operacionais instalados em seu computador, deixando o Windows em primeira opção do boot e o Ubuntu 11.04 em segunda, tudo isso em 5 passos super fáceis de seguir.

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2017 - Mundo Ubuntu. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.