scribus logo2Scribus é um aplicativo de código aberto e multiplataforma focado em Desktop Publishing e que possui versões Linux, BSD, Solaris, Mac OS X, Windows e outros. Acompanhe nosso artigo e saiba como instalá-lo!

scribus artigo1

O Scribus pode ser usado para várias tarefas: para diagramar jornais, revistas, folhetins e pôsteres de documentação técnica. Na hora de diagramar um livro, panfleto ou jornal, muitos recorrem ao Adobe InDesign, software que se tornou líder no mercado de Desktop Publishing. No Linux, há uma alternativa livre e bastante completa: Scribus, software que suporta uma grande quantidade de formatos gráficos e está disponível em mais de 20 idiomas.

sobre scribus

Entre os recursos profissionais oferecidos pelo Scribus estão suporte a CMYK, gerenciamento de perfis ICC e separação de cores (spot colors). Além disso, é possível automatizar tarefas com scripts feitos em Python e gerar PDFs com transparência, criptografia e campos interativos.

Mudanças mais importantes:

  • O Scribus 1.4.6 finalmente suporta modos de mesclagem SVG.
  • Melhorias na exportação de PDF do Scribus.
  • Melhorias na hifenização.
  • Traduções e atualizações de documentação.
  • A partir da versão 1.4.6, o Scribus inclui quatro novas paletas de cores, a saber, CIE LAB e CIE HLC, ambas disponíveis em uma versão CMYK e sRGB. Eles se referem a ventiladores de cores acessíveis que usam um modelo de cores aberto e não proprietário.

O programa fornece uma interface de usuário intuitiva e amigável, possuindo recursos avançados de layout, similares aos encontrados no Adobe PageMaker, QuarkXPress e no Adobe InDesign.

scribus artigo2

INSTALAÇÃO DA ÚLTIMA VERSÃO:

1)- Abra o Terminal (teclas Ctrl+Alt+T);

2)- Adicione o repositório do programa com o comando abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/apps

3)- Atualize o APT com o seguinte comando:

sudo apt-get update

4)- Finalmente, instale o programa com o seguinte comando:

sudo apt-get install scribus

DESINSTALAR O SCRIBUS:

Desinstale o repositório do programa com os comandos:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/apps -r -y
sudo apt-get remove scribus --auto-remove

Related Post

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2021 - Mundo Ubuntu VPS. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.