O Ubuntu 18.10 é a versão mais recente do sistema operacional Ubuntu Linux. Foi lançado em 18 de outubro e está disponível gratuitamente para qualquer um testar, instalar e usar.
Seis meses depois do lançamento do Ubuntu 18.04 LTS, com o Ubuntu 18.10 liberado e disponível para download, é hora de descobrir se o “Cosmic Cuttlefish” vale a pena instalar.
Bom, o Ubuntu 18.10 "Cosmic Cuttlefish" é uma atualização modesta em comparação com a versão 18.04 LTS "Bionic Beaver". A grande maioria das melhorias notáveis está escondida fora da vista. Mas embora você não possa "ver" as mudanças que moldam o Ubuntu 18.10, você certamente irá sentí-las.
O que achamos? Pelos nossos testes, o Ubuntu 18.10 está muito mais rápido do que o 18.04!
Os desenvolvedores do GNOME Shell gastaram os últimos seis meses tentando diminuir o uso de memória do GNOME Shell e melhorar o desempenho geral do shell, suas animações, gerenciador de exibição e partes da estrutura de extensão do GNOME (especificamente Gjs).
Tudo parece distintamente menos pesado. As animações são mais leves. As transições travam menos. A capacidade de resposta global dos efeitos shell e janelas estão mais rápidas.
Novo tema do Ubuntu
O codinome do Ubuntu 18.10 é "Cosmic Cuttlefish", que é uma criatura aquática famosa por sua habilidade camaleônica de mudar de cor. Essa criatura aquática foi escolhida porque o Ubuntu finalmente tem um novo visual! Apelidado de “Yaru”, o novo tema é um trabalho da comunidade de usuários do Ubuntu. Yaru é um tema de aparência profissional, com curvas, cores e gradientes em todos os lugares certos.
Novo conjunto de ícones
Para complementar o tema Yaru, a Canonical também introduziu um novo conjunto de ícones, chamado "Suru". Inspirado pelos projetos Ubuntu Phone e Unity 8, Suru inaugura uma uniformidade estilística que os usuários acharão fabulosamente consistente ou rígida e excessiva, dependendo de seus gostos. O conjunto de ícones Suru é moderno, mas tem uma uniformidade estilística que os usuários vão amar ou não vão gostar.
GNOME 3.30
O Cosmic vem com a maioria dos lançamentos mais recentes do GNOME 3.30. Isso inclui novas versões de aplicativos principais, como o Calendar, To Do e o venerável emulador de terminal do GNOME. O aplicativo Configurações agora tem uma seção dedicada para gerenciar dispositivos Thunderbolt 3. Os painéis de hardware dinâmicos vêem as seções Wi-Fi e Bluetooth ocultadas quando não há hardware compatível; e para os audiófilos há um toggle para empurrar o volume para além dos 100%. Também digno de nota, o utilitário Disks agora pode descriptografar e montar volumes de armazenamento criptografados pela VeraCrypt.
Software atualizado
O Ubuntu gosta de mostrar o melhor que o código aberto tem a oferecer, e este lançamento não é exceção. As versões mais recentes dos principais aplicativos estão pré-instaladas, prontas para sair da caixa. Esses incluem:
- Mozilla Firefox 63
- Thunderbird 60
- LibreOffice 6.1
- Shotwell 0,30
- Remmina 1.2.3
- Rhythmbox 3.2.4
Lembrando que os repositórios do Ubuntu também foram atualizados, bem como os drivers de kernel e gráficos.
Clique no botão abaixo para fazer o download do Ubuntu 18.10 "Cosmic Cuttlefish":
Gostaria de testar o Ubuntu 18.10 "Cosmic Cuttlefish" sem instalá-lo? Então, clique no seguinte link abaixo:
https://mundoubuntu.com.br/dicas/376-teste-facilmente-o-ubuntu-18-10-no-windows-sem-instalacao.

Origem da Palavra Ubuntu
02 de Julho de 2012