ubunchu icon artigoÉ isso mesmo! O Ubuntu, o sistema operacional livre mais admirado e respeitado do mundo, tem uma história de mangá totalmente elaborada para ele, o "Ubunchu!" (uma série de mangás japonesa com histórias sobre a utilização do Ubuntu Linux).

A história se passa com três estudantes em um clube de Administração de Sistemas (Sys-Admins), que estão começando a testar o Ubuntu. Você não pode perder as grandes aventuras que essa turminha irá passar.

Ubunchu - O Mangá do Ubuntu

Personagens

club ubunchu

  • Risa: é ubuntera convicta e tem muito interesse em ser professora. É responsável por divulgar e instalar o Live CD do Ubuntu 8.10 no laboratório do clube. É uma usuária de Mac.
  • Akane: presidente do clube. É responsável por ensinar o sistema Open Source para novos membros do clube. Utiliza muito mais o Terminal Ubuntu (linha de comando) do que sistema de janelas.
  • Masato: vice-presidente do clube. Gosta do Windows e percebe-se claramente sua falta de experiência no Linux. Muitas vezes discute com Akane entre utilizar a GUI (Interface Gráfica do Usuário) ou CLI (Interface da Linha de Comando).

Informações Adicionais:

Ubuntu + Mangá = Ubunchu (a primeira do mundo). Mas o que é Mangá?
Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa. O texto é disposto da direita para a esquerda, ou seja, a leitura dos balões é feita seguindo os padrões orientais, de cima para baixo e da direita para a esquerda. Veja a figura abaixo:

Ordem de Leitura dos Mangás

Mas o que é um Sistema Operacional Livre?
De acordo com a Fundação para o Software Livre (Free Software Foundation), é todo programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as suas necessidades. O Ubuntu é um exemplo de Software Livre, mas nada impede que o desenvolvedor, a Canonical, venha a cobrar, pois existem custos. Mas para a felicidade da comunidade Linux, a Canonical possui a filosofia de que o software deve estar sempre disponível livremente para todos os usuários, sendo eles pagantes ou não pagantes.

Abaixo colocamos os links para download (botão direito e "Salvar link como..." no Chrome ou "Salvar Destino Como..." no IE) ou leitura on-line (clique com o botão esquerdo no link) de três episódios, em PDF, traduzidos para o português por Vitor Baptista:

Acompanhe abaixo mais três episódios, mas agora em espanhol:

Veja abaixo todos os sete episódios em inglês:

Para mais informações sobre o Ubunchu e outros downloads de episódios, acesse o site divajutta. Virou fã e gostaria de ter a turminha como papel de parede na sua área de trabalho? Então, acesse o seguinte link: "Desktop Wallpapers". Lá você encontrará diversos papéis de parede!

Confira abaixo algumas capas dos mangás (todas apresentam links para leitura):

ubunchu01    ubunchu02     ubunchu03

ubunchu04    ubunchu05   ubunchu06

Créditos do "Ubunchu!":

Author: Hiroshi Seo
Publisher: ASCII MEDIA WORKS Inc.
English Editors: Arturo Silva, Martin Owens
English Translators: Fumihito Yoshida and Hajime Mizuno
Other: Anton Ekblad

Related Post

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2021 - Mundo Ubuntu VPS. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.