Diversas possibilidades para entretenimento no Ubuntu, usando alternativas que dispensam a instalação de jogos no Linux!
O Ubuntu não é o sistema operacional ideal e recomendado para usar o computador como forma exclusiva de recreação e lazer. Afinal, nem todos games pesados e de última geração são compatíveis com o sistema operacional e em algumas ocasiões, são necessários alguns softwares de compatibilidade com o Windows para deixar certos softwares de entretenimento funcionando corretamente. No entanto, há algumas alternativas básicas para trazer a diversão para o seu Ubuntu.
Uma das ferramentas mais legais de entretenimento do Ubuntu é o Totem. Prático de ser utilizado, esse software, que é o padrão para vídeos no sistema operacional, tem a opção para buscar e baixar vídeos do YouTube.
Através do Totem, é possível baixar muitos vídeos e assisti-los mesmo quando estiver desconectado. Isso tira a necessidade de sempre entrar no navegador para assistir o YouTube, e também oferece a praticidade de ver sem estar online. No entanto, não é possível baixar a maioria dos vídeos de música por questões de direitos autorais.
Já o software de streaming Netflix também pode ser utilizado fora do navegador, mas para rodar no seu Ubuntu é preciso fazer uma "ponte" para tal. Já falamos sobre isso aqui mesmo, lá na época do Ubuntu 12.10, quando a maior audiência da Netflix era ainda através de computadores.
Muito importante para reproduzir programas do Windows, o Wine funciona de maneira prática e serve para rodar vários softwares do Windows que são próprios para desktop e que não possuem versões específicas para o Ubuntu.
O poker também é uma alternativa bem interessante para os usuários do Ubuntu. Através do PokerStars, por exemplo, é possível utilizar o software da empresa. Além disso, quando estiver fora do computador, é possível continuar a praticar com as inúmeras opções de utilizá-lo em muitos dispositivos. Uma maneira de utilizar o aplicativo desktop é também por meio do Wine.
Os games também podem ser jogados no Ubuntu, apesar de alguns serem exclusivos para Windows. E para tal, o PlayOnLinux é o mais recomendado. Com uma interface parecida com o Wine, é fácil utilizá-lo e explorar o melhor da sua máquina para os games. Na última atualização, por exemplo, o popular League Of Legends entrou na lista dos jogos suportados. E não é só na parte dos jogos que o PlayOnLinux trabalha, como pode ser visto na lista oficial do site. Softwares muito úteis na rotina, como Microsoft Office 2013, Adobe Dreamweaver, Adobe Premiere Pro, 7-Zip e tantos outros podem ser rodados através do PlayOnLinux.
Já com suporte próprio e no GNOME Software, é possível baixar a Steam. Loja virtual de jogos, eles contam com um acervo gigantesco de games, alguns deles muito populares como NBA 2K e Counter Strike: Go. Além de poder ser baixado pelo GNOME Software, é possível instalar a Steam por comando no Terminal.
Uma novidade legal no mundo do entretenimento no Linux e derivados é o fato de que, de acordo com o site Android Police, logo o Google Chrome OS começará a ter suporte para aplicativos do sistema operacional, o que vai abrir um grande leque de opções para os usuários.
O Ubuntu e seus derivados estão cada vez mais ligados na tendência dos games e entretenimento através de softwares. Com as opções já atuais, basta um pouco de paciência para instalar e ler tutoriais de instalação de aplicativos para você ter várias opções de diversão nesse sistema operacional.

Origem da Palavra Ubuntu
02 de Julho de 2012

Nesta nossa primeira matéria, vamos desvendar os segredos da instalação do Ubuntu 11.10 em uma máquina com o Windows instalado.
Iremos explicar como você deverá proceder para instalar o Ubuntu 12.04.1 em um computador sem sistema operacional (instalação única do Ubuntu). Você irá precisar de um CD/DVD ou pendrive de instalação do Ubuntu 12.04.1 que tenha a função de boot (inicialização) e um PC com as configurações necessárias.
Nesta dica, ensinaremos como mudar a ordem de inicialização dos sistemas operacionais instalados em seu computador, deixando o Windows em primeira opção do boot e o Ubuntu 11.04 em segunda, tudo isso em 5 passos super fáceis de seguir.
