windows ubuntuNeste tutorial você verá como é fácil a instalação do Ubuntu 17.04 em um computador (desktop ou notebook) que possui o Windows 7, 8 ou 10 (o famoso Dual Boot).

Depois de ter acompanhado o nosso tutorial "", veja agora abaixo o passo a passo completo para a instalação do Ubuntu 17.04 ao lado do Windows:

1)- Com o computador desligado, insira o pendrive inicializável (bootável) do Ubuntu 17.04 na porta USB.

2)- Ligue o computador e fique pressionando a tecla "Delete" até entrar no Setup da máquina. Este procedimento se torna necessário para a alteração de leitura da sequência de boot (inicialização), que tem que estar selecionada para o "Dispositivo USB".

Observação: pressionando-se repetidamente a tecla "Pause" assim que ligamos o computador, iremos obter a informação de como entrar no SETUP. Geralmente em notebooks pressionamos a tecla <F2> (ou <F10>) para entrarmos nas configurações do SETUP.

setup desktop1

3)- No Setup, com o auxílio das setas direcionais do teclado, escolha a opção "Advanced Setup" e pressione a tecla <Enter>.

advanced setup

4)- Veja que no nosso Setup a opção para a primeira sequência de boot (1st) está para o SSD (ou HDD), portando precisamos deixá-la como "SanDisk Cruzer Micr" (a marca do pendrive que você está utilizando). Selecione a opção "Hard Disk Drives" e pressione a tecla <Enter>.

hard disk drives

5)- Selecione a sua marca de pendrive e pressione a tecla <Enter>.

1st drive

6)- Veja na imagem abaixo que agora a primeira sequência de boot está para o pendrive (USB).

1st drive2

7)- Agora pressione a tecla <Esc> e procure pela opção "Save & Exit Setup", selecione-a e pressione a tecla <Enter>.

save exit setup

8)- Se tudo der certo, na primeira tela de instalação do Ubuntu 17.04 você deverá escolher a opção "Português do Brasil" e clicar no botão "Instalar o Ubuntu". Perceba que você poderá também "Experimentar o Ubuntu", ou seja, nada será instalado ou modificado no seu sistema e nenhum arquivo ficará salvo, pois ao sair do Ubuntu tudo será perdido.

instalar ubuntu2

9)- Se a sua internet estiver ativa, selecione as opções "Baixar atualizações enquanto instala Ubuntu" e "Instalar softwares de terceiros para gráficos e hardware Wi-fi, Flash, MP3 e outras mídias" e clique no botão "Continuar". Se a sua conexão com a internet não estiver ativa, não marque as opções e deixe para depois as atualizações necessárias.

preparando ubuntu

10)- Agora escolha o Tipo de Instalação "Instalar Ubuntu ao lado do Windows 7" (8 ou 10) e clique em "Instalar agora". Perceba que o Ubuntu identifica automaticamente a presença do Windows.

ubuntu windows

11)- Em "Onde você está?", selecione a sua localização e clique em "Continuar".

ondevoceesta

12)- Selecione o layout de seu teclado e clique em "Continuar".

layout teclado

13)- Preencha os campos do "Quem é você?" e clique em "Continuar". Observação: cuidado para não esquecer a senha.

quemevoce

14)- Aguarde o final da instalação e clique no botão "Reiniciar agora".

reiniciar

Observação: pode ser necessária a entrada no Setup novamente para voltar a primeira sequência de boot para o SSD ou HDD, pois o sistema ficará lendo o pendrive na USB.

Veja na imagem abaixo o GRUB, mostrando as opções de carregar o Ubuntu ou Windows 10 (Dual-Boot)!

grub

Pronto! Agora você tem o Ubuntu 17.04 junto com o Windows!

Related Post

  • Instalação do Ubuntu 12.04 (mostrando manualmente a criação das partições: /swap, / e /home) em Dual Boot com o Windows 7

    01/09/2012 21h00

    Instalação Ubuntu 12.04 em Dual Boot

    Neste artigo vamos mostrar os procedimentos para a instalação do Ubuntu 12.04 em um computador que já possui o Windows 7 instalado, ou seja, vamos fazer o famoso Dual Boot. Ele vai se diferenciar dos demais artigos na questão da criação das partições, pois não iremos fazer pelo modo automático, mas sim pelo modo manual, onde criaremos as partições: /swap, / e /home.

    Instalação do Ubuntu 13.10 junto com o Windows 7 ou 8

    Instalação do Ubuntu 13.10 junto com o Windows 7 ou 8

    15/11/2013 22h00

    Este tutorial irá mostrar detalhadamente a instalação do Ubuntu 13.10 - Saucy Salamander em um computador já com o Windows 7 ou Windows 8 instalado, mantendo o Windows intacto e funcionando em paralelo com o Ubuntu através de dual boot, onde poderá escolher qual sistema vai utilizar todas as vezes que ligar o computador.

    Reparando a Inicialização do Ubuntu (GRUB)

    Reparando a Inicialização do Ubuntu (GRUB)

    14/08/2014 21h00

    Conheça a ferramenta "Boot-Repair", que com um simples clique irá recuperar o Gerenciador de Boot do Ubuntu (GRUB) após a necessidade de se ter feito uma nova instalação do Windows. O Boot-Repair é um software livre, que reinstala o GRUB danificado e recupera o acesso aos sistemas operacionais instalados de maneira simples e fácil!

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2017 - Mundo Ubuntu. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.