Ubuntu 16.04 O Windows 10 está lento no seu computador? Então faça um teste instalando o Ubuntu 16.04 LTS como único Sistema Operacional e surpreenda-se com a nova performance!

 

Nossa instalação do Ubuntu 16.04 LTS foi feita em um notebook com processador Intel Core i3 de 2.27GHz, HD de 320GB e com 2GB de memória RAM.

Quando tudo estiver terminado você notará que o computador ficou muito mais rápido, seguro, atualizado, estável, com muitos aplicativos (Writer - Editor de Textos; Calc - Planilha Eletrônica; Impress - Apresentações Gráficas, entre outros) e o melhor de tudo é que você não precisará desembolsar dinheiro algum, pois o Ubuntu é um Sistema Operacional totalmente gratuito.

Siga abaixo o passo a passo da instalação:

1. Com as setas direcionais do teclado, escolha a opção "Install Ubuntu" e pressione a tecla Enter;

Ubuntu 16.04

2. Selecione o idioma "Português do Brasil" e clique no botão "Instalar o Ubuntu";

Ubuntu 16.04 

3. Marque as duas opções: "Baixar atualizações enquanto instala Ubuntu" e "Instalar softwares de terceiros para gráficos e hardware Wi-fi, Flash, MP3 e outras mídias". Não esqueça de verificar a conexão com a internet e clique no botão "Continuar";

Ubuntu 16.04

4. Escolha "Opção avançada" e clique no botão "Continuar";

Ubuntu 16.04

5. Veja na tela abaixo que é possível ver como o Windows 10 está instalado nas partições. No nosso caso vamos excluí-las da seguinte maneira:

               a)- Clique na partição "sda1" e no botão de sinal menos (-) logo abaixo;

               b)- Clique na partição "sda2" e no botão de sinal menos (-) logo abaixo.

Ubuntu 16.04





6. Pronto! Agora você tem todo o espaço livre do seu disco (HD) para a instalação do Ubuntu 16.04 LTS! Lembrando que estamos utilizando um HD de 320GB;

Ubuntu 16.04

7. Clique em "espaço livre" e no botão de sinal mais (+) logo abaixo;

Ubuntu 16.04

8. Na caixa de diálogo "Criar partição" digite 2024 no campo "Tamanho:" (MB). No campo "Usar como:" escolha "Área de troca (swap)" na caixa drop-down e clique no botão OK. Veja na imagem abaixo que criamos uma nova partição "sda1" do tipo "swap" de 2022 MB, ou seja, 2 GB;

Ubuntu 16.04

9. Clique no outro "espaço livre" restante e clique no botão de sinal mais (+) logo abaixo;

Ubuntu 16.04

10. Na caixa de diálogo "Criar partição" você não precisa mexer no campo "Tamanho:", pois o valor de 318049 MB (no nosso caso) já é o tamanho total que restou da partição "sda1". No campo "Usar como:" escolha "Sistema de arquivos com "journaling" ext4" na caixa drop-down. No campo "Ponto de montagem:" escolha a barra (/) na caixa drop-down e clique no botão OK;

Ubuntu 16.04

11. Veja que foi criada a partição "sda5" do tipo "ext4" com o ponto de montagem "/". Dê um clique no botão "Instalar agora";

Ubuntu 16.04

12. Na caixa de diálogo "Escrever as mudanças nos discos?" clique no botão "Continuar". Na próxima tela (Onde você está?) você deverá selecionar a sua localização e dar um clique no botão "Continuar";

Ubuntu 16.04

13. Selecione o "Layout do teclado" e clique no botão "Continuar". Note que você poderá testar o teclado antes de continuar;

Ubuntu 16.04





14. Preencha os campos com as informações de "Quem é você?" e clique em "Continuar";

Ubuntu 16.04

15. Agora é só esperar a instalação do Ubuntu 16.04 LTS (O Esquilo Amistoso) terminar e na caixa de diálogo de "Instalação concluída", você deverá dar um clique no botão "Reiniciar agora".

Ubuntu 16.04

Não deixe de ver o nosso artigo: "Faça Você Mesmo um Pendrive de Instalação do Ubuntu 16.04 LTS (The Xenial Xerus)".

Related Post

  • Instalação do Ubuntu 12.04.1 em PC sem Sistema Operacional

    01/09/2012 21h00

    Instalação Única do Ubuntu 12.04.1Iremos explicar como você deverá proceder para instalar o Ubuntu 12.04.1 em um computador sem sistema operacional (instalação única do Ubuntu). Você irá precisar de um CD/DVD ou pendrive de instalação do Ubuntu 12.04.1 que tenha a função de boot (inicialização) e um PC com as configurações necessárias.

    Breve Introdução ao Ubuntu

    30/04/2014 21h00

    Sobre o UbuntuAtualmente o Ubuntu está entre as mais populares distribuições Linux. Uma distribuição Linux nada mais é do que vários programas já incluídos no CD de instalação, objetivando suprir as principais necessidades dos usuários, ou seja, os usuários não precisarão se preocupar em adquirir e instalar programas essenciais posteriormente, pois existe uma infinidade deles que são encontrados em diferentes distribuições e voltados de acordo com o perfil do usuário. Como o Linux é um sistema operacional de código aberto e totalmente livre, você pode baixar, instalar em vários computadores e até dar uma cópia do arquivo para um amigo, sem que isso se constitua em pirataria, portanto, qualquer usuário ou empresa poderá modificar ou criar sua própria distribuição.

    Veja abaixo uma imagem da tela do sistema operacional Ubuntu:

    Sobre o Ubuntu

    Observe a janela do LibreOffice. O nome LibreOffice é atualmente adotado em substituição de BrOffice, que é um conjunto de programas para escritório, assim como o Microsoft Office. Nela você encontra vários programas úteis para diferentes necessidades, como por exemplo: um Editor de Textos (compatível com o Word), um programa de Planilha (compatível com o Excel), um programa de Apresentação (compatível com o PowerPoint), etc. Tudo isso e muito mais sem você colocar a mão no bolso para adquiri-los, pois os mesmos já são instalados durante a instalação! Vários outros programas podem ser instalados pela Internet gratuitamente, dependendo das suas necessidades.

    {google}

    A empresa autora do Ubuntu e responsável por todas as outras distribuições (Edubuntu, voltada para a área educacional, por exemplo) é a Canonical, situada na África do Sul, portanto o nome Ubuntu é uma palavra sul-africana que significa: "Sou o que sou pelo que nós somos". Se você for pesquisar sobre a palavra Ubuntu, encontrará diversos significados e irá perceber que todos representam a base de uma sociedade livre, aberta e generosa. Uma sociedade que preza o respeito, a partilha, a entreajuda e a confiança! Assista ao vídeo abaixo e veja o que Nelson Mandela fala sobre a palavra UBUNTU:

    (caso não esteja visualizando as legendas em português, clique no botão "CC" do player acima)

    Aproveite e faça o download da última versão do sistema operacional Ubuntu:

    * Download Ubuntu 16.04 LTS (The Xenial Xerus) de 32 bits

    * Download Ubuntu 16.04 LTS (The Xenial Xerus) de 64 bits

    Lembre-se: a versão de 32 bits é indicada para computadores com até 3 GB de memória RAM e 64 bits para computadores com 4 GB ou mais de memória RAM.

    {google}

    Instalando o Ubuntu Touch em Dispositivos Nexus

    04/03/2013 21h00

    Ubuntu TouchTim Schofield, um jovem de 20 anos, estudante de Gestão de Negócios, postou um vídeo mostrando a Instalação do Ubuntu Touch em Dispositivos Nexus. Ele deixa bem claro que nem todos os dispositivos Nexus são suportados, somente Nexus 10, 7, 4 e GSM Galaxy Nexus.

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2017 - Mundo Ubuntu. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.