XSensors no Ubuntu Seu computador está travando por causa do superaquecimento? O cooler do processador está funcionando adequadamente? Aprenda como fazer para ativar os Sensores de Temperatura no Ubuntu!

Siga os procedimentos abaixo para instalar os programas "LM-Sensors" e "XSensors", que irão fornecer ferramentas e drivers para você monitorar facilmente a temperatura do processador e a velocidade de rotação do cooler:

1. Vamos instalar o programa "LM-Sensors". Abra o Terminal (Ctrl+Alt+T), digite o camando abaixo e pressione a tecla Enter:

sudo apt install lm-sensors

2. Agora você deverá digitar o comando abaixo e pressionar a tecla Enter para o programa detectar todos os Sensores da Placa-Mãe:

sudo sensors-detect

3. Digite "Y" (YES) para todas as perguntas, pressionando a tecla Enter ao final de cada resposta;

4. Quando terminar a identificação de todos os sensores, você deverá reiniciar o PC;

5. Vamos instalar o programa "XSensors" digitando o seguinte comando abaixo:

sudo apt-get install xsensors

6. Quando terminar a instalação, reinicie o PC;

7. No Lançador, pesquise por XSensors e clique no seu respectivo ícone abaixo:

xsensors1.jpg

Veja abaixo as imagens do programa "XSensors" em execução:

xsensors4.jpg

xsensors7.jpg

Observação: as temperaturas de 128 ºC em temp1 e temp2, assim como 61 ºC em temp3 não existem, pois são setores a mais que estão com bug. Dependendo das características da placa-mãe do seu PC, os resultados serão apresentados sem nenhum bug!

xsensors8.jpg

Com os sensores ativados, você poderá instalar outros programas como o "Psensor - Monitor de temperatura". Veja abaixo como é fácil sua instalação, pois encontramos o programa no Ubuntu Software:

1. Encontre o ícone Ubuntu Software na Barra do Unity e clique sobre ele;

psensor1.jpg

2. Procure por Psensor e clique em Instalar;

psensor2.jpg

3. Digite sua Senha de Administrador e aguarde o término da instalação.

Pronto! Clique no ícone em forma de termômetro na Barra do Unity para executar o Psensor!

psensor5.jpg

Related Post

  • Breve Introdução ao Ubuntu

    30/04/2014 21h00

    Sobre o UbuntuAtualmente o Ubuntu está entre as mais populares distribuições Linux. Uma distribuição Linux nada mais é do que vários programas já incluídos no CD de instalação, objetivando suprir as principais necessidades dos usuários, ou seja, os usuários não precisarão se preocupar em adquirir e instalar programas essenciais posteriormente, pois existe uma infinidade deles que são encontrados em diferentes distribuições e voltados de acordo com o perfil do usuário. Como o Linux é um sistema operacional de código aberto e totalmente livre, você pode baixar, instalar em vários computadores e até dar uma cópia do arquivo para um amigo, sem que isso se constitua em pirataria, portanto, qualquer usuário ou empresa poderá modificar ou criar sua própria distribuição.

    Veja abaixo uma imagem da tela do sistema operacional Ubuntu:

    Sobre o Ubuntu

    Observe a janela do LibreOffice. O nome LibreOffice é atualmente adotado em substituição de BrOffice, que é um conjunto de programas para escritório, assim como o Microsoft Office. Nela você encontra vários programas úteis para diferentes necessidades, como por exemplo: um Editor de Textos (compatível com o Word), um programa de Planilha (compatível com o Excel), um programa de Apresentação (compatível com o PowerPoint), etc. Tudo isso e muito mais sem você colocar a mão no bolso para adquiri-los, pois os mesmos já são instalados durante a instalação! Vários outros programas podem ser instalados pela Internet gratuitamente, dependendo das suas necessidades.

    {google}

    A empresa autora do Ubuntu e responsável por todas as outras distribuições (Edubuntu, voltada para a área educacional, por exemplo) é a Canonical, situada na África do Sul, portanto o nome Ubuntu é uma palavra sul-africana que significa: "Sou o que sou pelo que nós somos". Se você for pesquisar sobre a palavra Ubuntu, encontrará diversos significados e irá perceber que todos representam a base de uma sociedade livre, aberta e generosa. Uma sociedade que preza o respeito, a partilha, a entreajuda e a confiança! Assista ao vídeo abaixo e veja o que Nelson Mandela fala sobre a palavra UBUNTU:

    (caso não esteja visualizando as legendas em português, clique no botão "CC" do player acima)

    Aproveite e faça o download de uma das versões de sua preferência do sistema operacional Ubuntu:

    * Download Ubuntu 16.04.2 LTS (The Xenial Xerus) de 32 bits

    * Download Ubuntu 16.04.2 LTS (The Xenial Xerus) de 64 bits

    * Download Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) de 32 bits

    * Download Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) de 64 bits

    * Download Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) de 32 bits

    * Download Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) de 64 bits

    Lembre-se: a versão de 32 bits é indicada para computadores com até 3 GB de memória RAM e 64 bits para computadores com 4 GB ou mais de memória RAM.

    {google}

    Ubuntu 12.04 LTS é lançado

    25/04/2012 21h00

    Depois das versões de teste de sempre, o Ubuntu 12.04 LTS foi lançado, e é hora de conhecer as novidades dessa nova versão da distribuição Linux mais popular do planeta. A principal novidade é o novo sistema de menus HUD, que permite executar comandos do menu digitando o que você quer fazer, sem o uso do mouse.

    Assista ao Vídeo da Canonical: Reasons to love Ubuntu 12.04

    09/06/2012 21h00

    Criado 10/jun/2012 às 10h por Mundo Ubuntu

    Razões para amar o Ubuntu 12.04 LTS

    Você sabe o que quer dizer LTS? LTS significa Longo Tempo de Suporte, pois o Ubuntu 12.04 possui o tempo de suporte ampliado para cinco anos! Assista ao vídeo que a Canonical fez sobre o Ubuntu.

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2017 - Mundo Ubuntu. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.