openbiblio hist 100Neste tutorial, mostraremos os principais passos para  instalar o Openbiblio Brasil localmente em computadores com Windows 8.1 ou 10, versões de 64bits.

 

Baixando os softwares necessários

O primeiro passo para instalar o Openbiblio Brasil é baixar os pacotes necessários para sua execução local. Por ser um sistema que necessita de uma estrutura de servidor, precisaremos preparar nosso computador com diversos programas para este fim. 

Como não estamos em ambiente Linux, a melhor forma de fazer isso é instalando o Wamp Server, um pacote preparado para transformar seu computador num servidor de aplicações Web baseadas em PHP.

Para isso, o primeiro passo é se certificar que você possui o Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2012 Update 4 instalado em seu computador. Caso não tenha certeza, tente baixar e instalar o pacote diretamente do site da Microsoft, em: Visual Studio 2012 VC 11 (vcredist_x64.exe).

No site da microsoft, mantenha o "Select Language:" em English e então clique no botão Download. Na caixa de opções que abrir, selecione o arquivo VSU_4\vcredist_x64.exe e clique em Next.

Wamp Server 3.0.6Após instalar o Visual Studio 2012 VC 11, o passo seguinte é baixar o Wamp Server em sua página oficial no sourceforge: WAMP Server 3.0.6 64bits (x64)

 

Configurando o Wamp Server no Windows 10

O Wamp Server tende a ter uma instalação tranquila e sem contratempos. Após instalar o pacote completo, você deve prestar atenção nos novos ícones ao lado do relógio, que indicam o funcionamento dos principais itens do Wamp.

Com os serviços Apache e MySQL em pleno funcionamento, podemos então baixar o Openbiblio Brasil, diretamente do repositório GitHub.

Ao final, basta descompactar o openbiblio (master.zip) na pasta de aplicações do Wamp Server, que fica em C:\wamp\www

 

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2017 - Mundo Ubuntu. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.