logo dingo1904Após seis meses do início do seu desenvolvimento, finalmente a versão estável do Ubuntu 19.04 "Disco Dingo", lançada no dia 18 de abril de 2019, está disponível para download.

ubuntu1904 artigo

Acompanhe abaixo as novidades:

1)- A Área de Trabalho do Ubuntu 19.04 "Disco Dingo" finalmente está bem mais rápida e leve. O Ubuntu 19.04 é a quarta versão do Ubuntu a ser fornecida com a Área de Trabalho do GNOME Shell. Foram feitos aprimoramentos de memória, otimizações de CPU e ajustes de animação, que se combinam para criar uma experiência de Desktop Ubuntu infinitamente mais responsiva. O GNOME 3.32 apresenta muitas melhorias, tais como: controle de intensidade de luz noturna, avatares de usuário arredondados, acesso mais rápido ao Google Drive e permissão avançada para aplicativos.

2)- O Ubuntu 19.04 vem com o lançamento do Linux Kernel 5.0 e novos drivers gráficos, que estão repletos de melhorias de alta performance! O suporte para Telas de Toque AMD FreeSync, Raspberry Pi e Criptografia Adiantum estão entre os destaques.

3)- Os drivers Mesa 19.0 estão disponíveis no Ubuntu 19.04. Este é o mais recente lançamento de desenvolvimento do popular driver de código aberto, que garante um melhor desempenho no Linux para quem utliza placas gráficas compatíveis (AMD, NVIDIA e Intel). Mesa 19.0 melhora a performance para jogadores Linux, pois apresenta muitas mudanças técnicas que devem aprimorar a experiência do jogador.

4)- Para reduzir a quantidade de downloads após a instalação do Ubuntu 19.04, os usuários que possuem computador com placa gráfica NVIDIA agora tem a opção de instalar drivers gráficos NVIDIA proprietários durante a instalação.

5)- Para quem escolher instalar o Ubuntu 19.04 em uma máquina virtual VMware, o pacote open-vm-tools (quando detectado) é instalado como parte do processo de instalação.

6)- Em relação aos drivers gráficos, uma nova opcão foi adicionada no menu Grub. Trata-se da opção "Safe Graphics Mode", cuja escolha inicializará o Ubuntu com "NOMODESET" ativado, ou seja, se você está tendo problemas com placas gráficas ou drivers gráficos, este modo será muito útil!

7)- Nova versão no Nautilus, que agora suporta "File Favouriting". Para escolher um arquivo favorito, selecione-o, clique com o botão direito e escolha a opção "Estrela". Você pode visualizar rapidamente todos os seus arquivos favoritos selecionando o favorito "Com Estrela" na barra lateral do Gerenciador de Arquivos.

8)- Novo Papel de Parede de fundo e um tema atualizado do Yaru GTK & Icon, que melhora bastante a aparência da tela de aplicativos (com aparência coesa e consistente).

ubuntu disco dingo yaru

9)- O Mozilla Firefox 66, o Thunderbird xx e o LibreOffice 6.2.2 são todos padrão. A loja Ubuntu Software foi mantida na versão 3.30, mas ainda oferece acesso aos aplicativos mais recentes da Snapcraft Store.

10)- O Ubuntu 19.04 oferece suporte a escalonamento fracionário experimental na sessão (opcional) do Wayland. Valores de escala disponíveis incluem 125%, 150% e 200%.

 fractional scaling ubuntu1904

Baixar o Ubuntu 19.04

Você pode baixar o Ubuntu 19.04 Desktop como uma imagem .ISO de 64 bits clicando no botão abaixo:

down ubuntuAlterações em breve:

  • Melhorias de desempenho
  • Opção "Modo Gráfico Seguro"
  • Tema de ícones atualizado
  • Suporte de dimensionamento fracionário
  • Arquivos Star no Nautilus
  • GNOME Shell 3.32
  • Kernel Linux 5.0
  • Extensão de ícones da área de trabalho
  • Integração Geoclue
  • Novo papel de parede

Related Post

  • Breve Introdução ao Ubuntu

    30/04/2014 21h00

    Sobre o UbuntuAtualmente o Ubuntu está entre as mais populares distribuições Linux. Uma distribuição Linux nada mais é do que vários programas já incluídos no CD de instalação, objetivando suprir as principais necessidades dos usuários, ou seja, os usuários não precisarão se preocupar em adquirir e instalar programas essenciais posteriormente, pois existe uma infinidade deles que são encontrados em diferentes distribuições e voltados de acordo com o perfil do usuário. Como o Linux é um sistema operacional de código aberto e totalmente livre, você pode baixar, instalar em vários computadores e até dar uma cópia do arquivo para um amigo, sem que isso se constitua em pirataria, portanto, qualquer usuário ou empresa poderá modificar ou criar sua própria distribuição.

    Veja abaixo uma imagem da tela do sistema operacional Ubuntu:

    Sobre o Ubuntu

    Observe a janela do LibreOffice. O nome LibreOffice é atualmente adotado em substituição de BrOffice, que é um conjunto de programas para escritório, assim como o Microsoft Office. Nela você encontra vários programas úteis para diferentes necessidades, como por exemplo: um Editor de Textos (compatível com o Word), um programa de Planilha (compatível com o Excel), um programa de Apresentação (compatível com o PowerPoint), etc. Tudo isso e muito mais sem você colocar a mão no bolso para adquiri-los, pois os mesmos já são instalados durante a instalação! Vários outros programas podem ser instalados pela Internet gratuitamente, dependendo das suas necessidades.

    {google}

    A empresa autora do Ubuntu e responsável por todas as outras distribuições (Edubuntu, voltada para a área educacional, por exemplo) é a Canonical, situada na África do Sul, portanto o nome Ubuntu é uma palavra sul-africana que significa: "Sou o que sou pelo que nós somos". Se você for pesquisar sobre a palavra Ubuntu, encontrará diversos significados e irá perceber que todos representam a base de uma sociedade livre, aberta e generosa. Uma sociedade que preza o respeito, a partilha, a entreajuda e a confiança! Assista ao vídeo abaixo e veja o que Nelson Mandela fala sobre a palavra UBUNTU:

    (caso não esteja visualizando as legendas em português, clique no botão "CC" do player acima)

    Saiba mais sobre a palavra Ubuntu, clicando no seguinte link: "Origem da Palavra Ubuntu".

    Aproveite e faça o download de uma das versões de sua preferência do sistema operacional Ubuntu:

    * Download Ubuntu 16.04.6 LTS (The Xenial Xerus) de 32 bits

    * Download Ubuntu 16.04.6 LTS (The Xenial Xerus) de 64 bits

    * Download Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) de 32 bits

    * Download Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) de 64 bits

    * Download Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) de 32 bits

    * Download Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) de 64 bits

    * Download Ubuntu 17.10.1 (Artful Aardvark) de 64 bits (versão Desktop com suporte somente para 64 bits)

    Ubuntu 18.04 LTS "Bionic Beaver" lançado no dia 26 de abril de 2018

    Observação: instalações do Ubuntu de 32 bits não são mais suportadas em desktops a partir do Ubuntu 17.10.

    * Download Ubuntu 18.04.4 LTS (Bionic Beaver) de 64 bits (escolha isso se você tiver um computador baseado na arquitetura AMD64 ou EM64T, por exemplo: Athlon64, Opteron, EM64T Xeon ou Core 2)

    Lembre-se: a versão de 32 bits é indicada para computadores com até 3 GB de memória RAM e 64 bits para computadores com 4 GB ou mais de memória RAM.

    * Download Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) de 64 bits

    * Download Ubuntu 19.04 (Disco Dingo) de 64 bits

    * Download Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) de 64 bits

    * Download Ubuntu 20.04 (Focal Fossa) de 64 bits

    {google}

    Veja como verificar se a arquitetura do seu processador é de 32 ou 64 bits, clicando no seguinte link: "".

    Download do Ubuntu 13.04 The Raring Ringtail

    24/04/2013 21h00

    Faça o download do Ubuntu 13.04Foi lançada hoje, 25 de abril de 2013, a versão final do Linux Ubuntu 13.04 (The Raring Ringtail)! Esta nova versão liberada para download pela Canonical apresenta muitas novidades, sendo a maior delas o aperfeiçoamento na performance gráfica em processadores da marca AMD. Confira nosso artigo e faça o download!

    Faça Você Mesmo um Pendrive de Instalação do Ubuntu 16.04 LTS

    Faça Você Mesmo um Pendrive de Instalação do Ubuntu 16.04 LTS

    30/06/2016 21h00

    Pendrive de boot Ubuntu 16.04Baixou o arquivo ISO do Ubuntu 16.04 LTS e não sabe como criar o seu próprio instalador? Acompanhe o nosso artigo passo a passo e aprenda como fazer um pendrive "bootável" (inicialização) do Ubuntu utilizando o Windows!

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2024 - Mundo Ubuntu VPS. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.