Depois das versões de teste de sempre, o Ubuntu 12.04 LTS foi lançado, e é hora de conhecer as novidades dessa nova versão da distribuição Linux mais popular do planeta. A principal novidade é o novo sistema de menus HUD, que permite executar comandos do menu digitando o que você quer fazer, sem o uso do mouse.

O menu padrão ainda está lá, mas se você quiser testar o HUD é só apertar a tecla ALT e digitar o que quiser executar.

Antes de continuar, é necessário entender que a versão 12.04 do Ubuntu é LTS (Long Term Support). Versões LTS possuem o tempo de suporte ampliado para cinco anos. Isso significa que a Canonical continuará lançando atualizações e correções de segurança para essa versão do Ubuntu até 2017, pelo menos. E, em segundo lugar, que a Canonical focou todos seus esforços em uma versão estável e de qualidade, evitando mudanças grandes no sistema e novidades que pudessem apresentar problemas futuros.

O próprio codinome da versão já diz isso: o Pangolim Preciso mostra o interesse da Canonical em criar uma versão do Ubuntu que seja Precisa e tenha Performance. Vamos ver as novidades:

Além disso, no geral, tanto a tela de login quanto o Unity ficaram muito mais bonitos e rápidos, trazendo uma série de ajustes finos. Por exemplo: agora, ao mudar o papel de parede, todo o esquema de cores do lançador é alterado automaticamente para combinar com a cor predominante do papel de parede. O Video Lens também foi atualizado e tornou-se parte do Unity, permitindo procurar por vídeos na internet em diversos serviços.

Para tornar a vida dos iniciantes mais fácil, o instalador de programas agora adiciona os programas recém-instalados automaticamente no lançador, e uma barra de progresso permite ver rapidamente em que pé está a instalação. Por falar em instalação, o instalador do Ubuntu exibe um stream da hashtag #ubuntu durante a instalação (você obviamente precisa estar conectado à internet para ver).

Fonte:
Redação iMasters: http://imasters.com.br/noticia/24274/software-livre/ubuntu-1204-lts-e-lancado